Nota de esclarecimento

À População do Distrito Federal

Sobre a matéria veiculada pelo jornal local DFTV na data de 28/06/2019, que trata da atuação e fiscalização do trabalho de campo desenvolvido pelos AGENTES DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE – AVAS,  no combate à Dengue,  o Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde – SINDIVACS-DF, vem a público esclarecer que: as atividades do Agente de Vigilância Ambiental em Saúde – AVAS, não se limitam apenas a visitas domiciliares para controle do mosquito  Aedes Aegypti, englobando também ações de manejo ambiental, de educação em saúde, orientações em relação ao ambiente, levantamento de índices e contagem de imóveis por região, desratização, controle de escorpiões, etc. Cada ação com sua devida e específica abordagem.

Posto isto, o SINDIVACS-DF vem apresentar seu repúdio em relação a matéria e ao teor da citada investigação, pela maneira que ela foi realizada, denigrindo a imagem da categoria, responsabilizando-a pelo aumento de casos de dengue no Distrito Federal.

Ainda nessa linha, o SINDIVACS-DF informa que na capital do país, onde deveríamos ser o exemplo a ser seguido, aquém das intervenções deste sindicato no que tange a modernização dos meios de aferimento dos dados de campo, os Agentes de Vigilância Ambiental usam lápis e papel para executarem todos os apontamentos necessários. E para constar, o material disponibilizado pela SES/DF é de péssima qualidade e que raramente é resposto aos Agentes de Campo, que estão acostumados a financiar todo o material para desenvolver o seu trabalho.

Sobre o alegado preenchimento errado do boletim de campo, informamos que o Boletim é preenchido à lápis e que grande maioria dos moradores não assinam à caneta, um documento feito à mão, como é preconizado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal

E, aproveitamos para informar que o número de servidores citado na reportagem não reflete a verdade fática da categoria de Agentes de Vigilância Ambiental, que conta com apenas 396 servidores na SES/DF, e que há mais de uma década estão nas ruas lutando de maneira precária no combate às endemias.

Assim, a intenção de culpabilizar o servidor pela “maior epidemia de dengue do DF” perde toda a força, revelando-se mais um dos ardis do atual Governo em depreciar a imagem do servidor frente à população do Distrito Federal.

Brasília – DF, 28 de junho de 2019

Aldemir Domicio da Silva