Presidência

Iuri Marques
Presidente do SINDIVACS-DF
Gestão 2022-2026
Biografia
Iuri Marques, como é conhecido pela categoria, é servidor público no cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) , concursado pela Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES/DF) e Presidente do SINDIVACS-DF, que representa os AVAS e ACS no Distrito Federal.
Foi nomeado e ingressou no quadro em 2011 através do concurso público realizado em 2009, e atuou nas Unidades Básicas de Saúde – UBS n⁰ 03 e n⁰ 01, ambas em Sobradinho II/DF, que ficam localizadas na Região de Saúde Norte (SRSNO).
O Presidente Iuri Marques, de origem humilde, é baiano e nasceu no Município de Barra, localizado no oeste da Bahia (encontro do Rio Grande com o Rio São Francisco), porém, veio muito novo morar em Brasília, e reside em Sobradinho II/DF desde os 5 (cinco) anos de idade;
É cristão, casado e pai de 1 (um) filho.
Estudou toda sua vida em escola pública e formou-se em Direito, como bolsista (100% Prouni) pela Faculdade Projeção de Sobradinho-DF.
Durante sua adolescência tocou em várias bandas musicas, de diversos gêneros (pagode, sertanejo, axé, forró, swingueira e MPB). Seu instrumento musical preferido é o contrabaixo elétrico, entretanto, também toca outros instrumentos como o cavaquinho, banjo, violão, guitarra e percussão.
Assumiu o sindicato em 2020 após sua forte liderança e destaque nas lutas em defesa da categoria.
A frente do sindicato, junto com sua Diretoria, Iuri Marques comprou a Sede Própria do SINDIVACS-DF no ano de 2022 (a casa da categoria, dos ACS e AVAS); lutou pela regulamentação para o pagamento das Gratificações GCET e GIABS e, em seguida, retirou os critérios/metas através da Lei 7.161/2022 (revogada); conquistou o aumento da Indenização por uso de veículo próprio ( Indenização de Transporte); lutou incansavelmente pela publicação do edital do Concurso Público para categoria, além das nomeações de ACS e AVAS; conquistou a Gratificação de Agente Comunitário de Saúde (GACS/2K), a Paridade de Remuneração entre ACS e AVAS (pauta aguarda pela categoria há muitos anos); a dispensa da batida de ponto no horário de almoço devido às atividades de campo exercidas por esses profissionais; e participou ativamente na criação da Lei 5.237/13, que instituiu a carreira Vigilância Ambiental e Atenção Comunitária à Saúde (Estatutário já); dentre outras vitórias que mudaram a realidade dos Agentes no DF, trazendo reconhecimento, valorização financeira e respeito à essa categoria tão importante dentro do Sistema Único de Saúde (SUS-DF).
O Presidente participou da luta, em âmbito nacional, junto com a CONACS e FENASCE, pela promulgação da Emenda Constitucional 120/2022 (Piso de 2 salários mínimos/Adicional de Insalubridade/Aposentadoria Especial), pelo Curso Técnico dos ACS AVAS/ACE, do Programa Saúde com Agente (agora “Mais Saúde com Agente”) do Ministério da Saúde, e do reconhecimento da categoria como profissionais de Saúde ( Lei Federal n⁰ 14.536, de 20 de janeiro de 2023).
Atualmente, Iuri Marques é uma liderança reconhecida, atuante, respeitada e consolidada no meio sindical e no meio das categorias/carreiras do quadro de pessoal do Distrito Federal.
Iuri Marques têm as seguintes metas/objetivos para categoria (ACS e AVAS) para os próximos anos:
- A nomeação de todos os ACS e AVAS aprovados no concurso público, dentro do número de cargos vagos, até o final da validade do certamente;
- Reestruturação da carreira Vigilância Ambiental e Atenção Comunitária à Saúde (ACS e AVAS);
- A equiparação de vencimento básico dos ACS e AVAS com os servidores de nível médio/técnico da SES/DF de 40 horas semanais;
- Regulamentação do Adicional de Insalubridade;
- Regulamentação da Aposentadoria Especial;
- A luta pela compra de Tablet para a atuação dos ACS na comunidade;
- A mudança de nomenclatura dos cargos e do nível de escolaridade para melhor atendimento à população do Distrito Federal.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
- Advogado;
- Tecnólogo em Gestão de Recurso Humanos;
- Técnico em Agente Comunitário de Saúde;
- Pós-Graduando em Direito Processual Civil, Trabalhista, Previdenciário e com experiência em Direito Constitucional e Administrativo.