Ontem dia 28/03 o SINDIVACS-DF foi o primeiro sindicato recebido pelo novo secretário de saúde Dr.Humberto Lucena.
Foi apresentada a pauta de reivindicação da categoria pela diretoria do SINDIVACS-DF ao secretário de saúde e representantes da vigilância à saúde e atenção primária à saúde, pelo presidente do sindicato o Sr.Aldemir Domício.
Surpreendido com o domínio da pauta demonstrado pelos representantes do SINDIVACS-DF ao apresentar os itens que envolvem os recursos financeiros, o secretario argumentou que não poderia atender tais demandas por orientação das áreas econômicas do GDF. Mas o SINDIVACS-DF rebateu as justificativas apresentadas e imediatamente o Diretor do Fundo de Saúde do DF foi convidado a participar da reunião e justificar a origem dos recursos financeiros do Ministério da Saúde para os agentes de vigilância e agentes comunitários de saúde. Mais uma vez o secretário foi surpreendido com o volume de recursos não utilizados pelas pastas em beneficio às ações de trabalho e melhorias salariais dos agentes, tendo em vista que no ano de 2016 foram destinados mais de 3 milhões de reais para as referidas pastas, sem considerar, ainda, os recursos de anos anteriores solicitados pelo sindicato.
O secretário solicitou aos representantes das pastas de vigilância e atenção primária a saúde esclarecimentos a respeito destes recursos e se comprometeu a não atravancar o processo caso confirmados.
O secretário Dr.Humberto Lucena garantiu que o GDF, honrará com o compromisso do reajuste salarial em novembro.
A respeito do curso técnico, aos representantes das pastas de vigilância e atenção primária à saúde foi solicitado que entrem em contato com a FEPECS para a apresentação do currículo do mesmo para a liberação de recursos.
Serão avaliados e orientados à subsecretaria de atenção primária a liberação de registro de ponto e transferência de ACS sem critérios e infraestrutura.
A indenização de transporte para AVAS e ACS, foram bem entendidas e ficou acordado que será provocada a apresentação de uma proposta pelo GDF;
Concurso público para AVAS e ACS está previsto para o bloco de vagas a serem apresentados nos próximos dias;
No que tange ao bloco de pontos financeiros, ficou firmado o que segue:
O sindicato cobrou do secretário a solução para a questão do incentivo de produtividade para AVAS e ACS, o mesmo informou que encaminhou para a PGDF e assim que o processo retornar encaminhará para a Casa Civil/ Governadoria para medidas necessárias e condução de projeto de lei à CLDF.
Para solucionar as questões de gratificação, o SINDIVACS apresentou o repasse do piso nacional, hoje no valor de R$ 1.014,00 para ser utilizado como forma de pagamento de gratificação das categorias de AVAS e ACS, tendo em vista que somos pagos com os recursos do tesouro local.
O bloco de estruturação da carreira será discutido posteriormente, após os responsáveis apresentarem as justificativas solicitadas.
A reunião foi acompanhada pelo diretor da DIVAL que retirou-se juntamente com o subsecretário de vigilância em saúde Tiago Coelho, para a realização de uma reunião paralela com representantes do Sindiprev e o vice-governador Renato Santana, que se comprometeu a conceder o incentivo para os servidores federais cedidos à SES-DF, o que pode afetar, em muito, o bom andamento das negociações já realizadas pelo SINDIVACS-DF com o secretário de saúde.
No mais, estaremos novamente reunidos no dia 1 de Abril na SERIS para continuação da pauta de reinvindicação.
Pauta dos agentes de vigilância ambiental em saúde e agentes comunitários de saúde serão as primeiras a serem apresentadas para avaliação do secretria de saúde.
Neste momento em que grande parte das decisões no que diz respeito à categoria são políticas, temos que fortalecer a categoria com união para mostrar ao governo que temos força, pois somos a ponta da saúde na comunidade e temos capacidade de eleger representantes assim como já fizemos antes!