Denuncie

Conheça um pouco da história do presidente do SINDIVACS/DF

Iuri Marques, como é conhecido pela categoria e no meio político, foi eleito presidente do Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde do Distrito Federal – SINDIVACS/DF em janeiro de 2020, para o mandato de 14 de fevereiro de 2020 a 03 de março de 2022, e reeleito para ficar no comando da entidade sindical no quadriênio 2022-2026.

Nasceu no dia 05 de fevereiro, é nordestino, natural do Município de Barra, no oeste do Estado da Bahia e, brasiliense de coração. Reside na Região Administrativa de Sobradinho II – R.A XXXVI, no Distrito Federal desde os 4 anos de idade.

Ingressou em 2011 na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal no cargo de AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (ACS) por meio do concurso público realizado em 2009. Trabalhou e exerceu suas atividades e funções por 8 anos na UBS 03 (Vale dos Pinheiros) e 2 meses na UBS 01 de Sobradinho II/DF, na Região de Saúde Norte.

Seu reconhecimento e destaque como líder sindical se iniciou antes mesmo de tomar posse no cargo de ACS, quando lutou, junto com vários companheiros, pela a nomeação dos 199 ACS do Cadastro Reserva. Após sua posse, participou de muitas lutas, dentre elas, pelo ” ESTATUTÁRIO JÁ”.

É graduação no curso de Direito pela Faculdade Projeção de Sobradinho-DF (2020) e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Anhanguera – UNIDERP, pólo Sobradinho-DF (2015).

O sindicalista têm como meta e objetivos para os Agentes de Saúde, a luta pela isonomia salarial com os servidores de nível médio/ técnico da SES/DF, a reestruturação da carreira Vigilância Ambiental e Atenção Comunitário à Saúde, criada pela Lei Distrital 5.237/2013, o reconhecimento e valorização profissional e salarial da categoria, a realização de concurso público, dentre outras demandas.

“Sempre foi meu desejo representar, por meio do sindicato, esses trabalhadores tão importantes e essenciais para o Sistema Único de Saúde – SUS. Agora, tenho como responsabilidade e missão, defender e cuidar desses servidores, declara Iuri Marques”,