Presidência

IURI MARQUES

Idaiano Iuri Marques dos Santos, mais conhecido pela categoria e no meio político como, “Iuri Marques”, foi eleito Presidente do Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde do Distrito Federal – SINDIVACS – DF em janeiro de 2020 para o mandato de 14 de Fevereiro de 2020 a 14 de fevereiro de 2024.

É nordestino, natural do Município de Barra, no oeste do Estado da Bahia e, brasiliense de coração. Reside na Região Administrativa de Sobradinho II – R.A XXXVI, no Distrito Federal, há mais de 27 anos.

Ingressou em 2011 na Secretaria de Estado de Saúde do DF no cargo de AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (ACS) por meio do concurso público realizado em 2009. Trabalhou e exerceu suas atividades e funções por 8 anos na UBS 03 (Vale dos Pinheiros) e 2 meses na UBS 01 de Sobradinho II, na Região de Saúde Norte.

Seu reconhecimento e destaque como líder sindical se iniciou antes mesmo de tomar posse no cargo de ACS, quando lutou, junto com vários companheiros, pela a nomeação dos 199 ACS do Cadastro Reserva. Após sua posse, participou de muitas lutas, dentre elas, peloESTATUTÁRIO JÁ”.

Sua formação acadêmica é como Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e bacharelando em Direito.

O sindicalista têm como meta e objetivos para os Agentes de Saúde, a luta pela isonomia salarial com os servidores de nível médio/ técnico da SES/DF, a reestruturação da carreira Vigilância Ambiental e Atenção Comunitário à Saúde, criada pela Lei Distrital 5.237/2013, o reconhecimento e valorização profissional e salarial da categoria, a realização de concurso público, dentre outras demandas.

“Sempre foi meu desejo representar, por meio do sindicato, esses trabalhadores tão importantes e essenciais para o Sistema Único de Saúde – SUS. Agora, tenho como responsabilidade e missão, defender e cuidar desses profissionais, declara Iuri Marques”,

Comentários para esta postagem estão proibidos.