Pacientes da UBS 01 do Riacho Fundo II recebem fraldas em casa

Foto: Divulgação/Secretaria de saúde

Com a rotina alterada por conta da pandemia, a entrega de fraldas para os pacientes da Unidade Básica de Saúde 1 do Riacho Fundo II mudou. Antes, os pacientes deslocavam-se até a unidade para fazer a retirada, agora, os 55 cadastrados no programa, e que são das áreas de cobertura das Equipes de Saúde da Família que atuam na UBS, recebem o insumo em casa. A iniciativa tem por objetivo reduzir o fluxo de pessoas passando pelo local.

A entrega do material ocorre mensalmente, assim como funcionava a retirada antes da pandemia. Em toda a rede pública estão cadastrados cerca de 4 mil pacientes e são distribuídas mensalmente mais de 600 mil fraldas. O material é fornecido a pessoas que têm diagnóstico estabelecido de incontinência urinária e anal permanente (CID R32 e R15, respectivamente), disfunção neuromuscular da bexiga (CID N31), cólon neurogênico (CID K59.2). Para os critérios de inclusão no programa, a pessoa deve ser residente e domiciliada no DF com idade superior a dois anos.

Tiago Marques, gerente da UBS 01, ressalta a ação como uma atitude acertada. Os pacientes da localidade, em sua maioria, são pessoas do grupo de risco e debilitadas. “Fizemos um levantamento de dados com os usuários que recebem fraldas e constatamos que a maioria é dependente de transporte público. Diante disso, para melhor atendê-los, montamos uma logística de entrega das fraldas nas residências desses usuários. É importante ressaltar que os  pacientes e seus cuidadores fazem parte do grupo de risco da Covid-19,  por esse motivo, foi necessária uma ação com objetivo de evitar contaminação. Para  realizar esse trabalho, a gerência contou com a colaboração dos profissionais agentes Comunitários de Saúde, que além de fazerem busca ativa desses pacientes, também estão acompanhando as entregas e orientando as famílias.”, declarou o gerente.

Texto reproduzido do site da SES-DF. Acesso em:

:http://www.saude.df.gov.br/ubs-01-do-riacho-fundo-ii-entrega-fraldas-na-casa-dos-pacientes/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *