GDF propõe parcelar até junho benefícios atrasados de servidores

Primeira proposta era para quitar dívida até outubro, mas governo recuou.

Pela primeira proposta, tudo seria pago até outubro de 2015. As férias seriam pagas em três parcelas, sempre no último dia útil do mês, já a partir de janeiro. O 13º salário e a gratificação de Natal também seriam pagos em três vezes. As parcelas seriam depositadas nas contas dos servidores no último dia útil de abril, maio e junho.

Inicialmente, o governo propôs pagar as horas-extras somente dos servidores da Saúde em duas vezes: no último dia útil de julho e no último dia útil de agosto. Os resíduos de pagamentos a todos os servidores, como diferenças de 13º salário, de férias e de licença indenizada, seriam pagas em duas parcelas. A primeira para o último dia útil de setembro e a segunda para o de outubro.

20150115_163357

Contraproposta
A mudança no discurso do GDF mudou depois que representantes dos sindicatos ligados à Saúde apresentaram uma contraproposta. As entidades pediram que o 13º salário e as férias fossem pagos em janeiro e fevereiro, tanto para profissionais da área quanto para os da Educação, e que as horas extras e os resíduos fossem parcelados de janeiro a junho.

Pela proposta dos sindicatos, os pagamentos atrasados deveriam ser realizados em uma folha complementar a fim de que os montantes não batam no teto constitucional e não incorram adicionalmente no imposto de renda.

Os sindicatos ainda pediram que parcelas futuras dos benefícios atrasados tenham a mesma correção monetária de taxas de juros de empréstimos e cheques especiais do Banco de Brasília (BRB). As entidades também pediram que a gratificação de insalubridade dos servidores da Saúde não seja mais descontada durante as férias ou em caso de licença.

20150115_165605

Após analisar a contraproposta dos sindicatos, o Buriti propôs que as horas extras da Saúde e as férias de todos os servidores sejam pagos no último dia útil de janeiro, fevereiro e março. Nos de abril, maio e junho, seriam pagos os 13º salários, as gratificações natalícias e os resíduos. Todas as parcelas seriam corrigidas com o índice da poupança. O BRB adotaria uma taxa de juros menor para as antecipações do 13º (veja foto abaixo).

O  governo disse que as propostas são condicionadas ao fim de todas as greves e sem anúncios de novas paralisações. O GDF se comprometeu a não cortar os dias não trabalhados dos grevistas, mas quer conversar com os sindicatos para melhorar a convivência daqui para frente, segundo o chefe da Casa Civil do DF, Hélio Doyle.

20150115_185720

Todos os sindicatos que representam trabalhadores da Saúde devem levar a discussão em assembleia para saber se a categoria aprova a decisão do GDF.

Ainda durante a reunião foi abordado sobre o pagamento do atrasado do Incentivo de Produtividade aos AVAS e ACS, o qual resultou no compromisso da SES-DF em resolver a questão. Ficou marcado uma reunião entre SINDIVACS-DF e SES-DF para amanhã dia 16/01/2014, para sanar a questão.

Diante de todos este fatos o SINDIVACS-DF convoca todos AVAS e ACS, para Assembleia Geral Extraordinária dia 19/01/2015, às 10H na sede da SES-DF, para avaliar a proposta do GDF. ( Lembrando que o ponto da Assembleia está liberado, aos que forem e assinarem a lista de presença)

20150115_162323 20150115_163210 20150115_163237 20150115_171418