GDF inicia negociação com empregados públicos

A Secretaria de Administração Pública (SEAP), por meio da Subsecretaria de Relações do Trabalho (SURET), iniciou o diálogo com as empresas públicas e sociedades de economia mista e a representação sindical dos empregados públicos do Distrito Federal. Algumas datas-base da categoria ocorrem no primeiro semestre de 2013 – EMATER, CEASA, SAB em 1º de março, Metrô em 1º de abril e CAESB e TCB, em 1º de maio.

A carreira de tabela especial de emprego comunitário, que inclui os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS) também possui acordo coletivo de trabalho com data-base em 1º de maio. No segundo semestre, é a vez das empresas BRB – 1º de setembro, NOVACAP, TERRACAP, CEB e CODEPLAN – 1º de novembro.

O dialogo tem por objetivo o reexame dos acordos realizados em de 2012, com vista a promover a viabilidade da manutenção de condições de trabalho constantes dos instrumentos coletivos anterior, o avanço na garantia de direitos e na promoção do dialogo social. Assim, esse processo visa incentivar a qualidade nos serviços públicos prestados à população do Distrito Federal.

SURET inicia agenda de diálogos

No esforço de induzir a melhoria na qualidade dos serviços, a SURET, já retomou o dialogo com os sindicatos e representantes das seguintes empresas: EMATER, SAB, CEASA, Metrô e AVAS/ACS.

Na sexta feira, 15, houve a primeira reunião de 2013, inaugurando os trabalhos da SURET. O dialogo foi promovido em conjunto com a EMATER e o Sindser. Nessa reunião, a representação sindical explicou alguns pontos da pauta de reivindicações apresentada. Além disso, ressaltou a importância de avanços nas clausulas financeiras.

Nesse sentido, o GDF, por meio da SEAP e EMATER, ressaltou que a pauta segue em estudo e que, em breve, será retomada a discussão de maneira construtiva para avanços na negociação. Ao final foi pactuada uma nova agenda para o dia 22/02/13.